Torcidas

Falange Azul


Falange Azul é o nome da torcida organizada do clube de futebol Londrina Esporte Clube (LEC), localizada em Londrina, Paraná, Brasil.
A Falange Azul foi fundada em 5 de fevereiro de 1992 por torcedores do Londrina, ano em que o clube se tornou campeão paranaense. Em 1997, a torcida se fundiu com o Grêmio Recreativo Torcida Organizada Mancha Azul, mas manteve o nome de Falange Azul.

O Grêmio Recreativo Torcida Organizada Escola de Samba Falange Azul foi fundado em 5 de fevereiro de 1992, por Marcelo Aparecido Fuentes, Ronaldo Cezar, Rogério Batista e Ivoncley Sepe. No mesmo ano, o Londrina sagrou-se campeão do Campeonato Paranaense.
Em 1997, na administração do ex-presidente do Londrina Marcelo Caldarelli, foi proposta uma união entre as três torcidas organizadas do Londrina: a Falange Azul, a Sangue Azul e a Mancha Azul. Após uma reunião entre as diretorias das três torcidas, foi firmada a união entre Falange Azul e Mancha Azul. Entretanto, o nome e a logomarca da Falange Azul foram mantidos, por ser a torcida mais antiga.
A nova diretoria foi formada com integrantes de ambas torcidas, sendo aclamado como presidente Fernando Cesar Pereira, tendo Marcelo A. Fuentes como vice-presidente. A recém-formada torcida obteve duas salas localizadas abaixo da arquibancada descoberta do Estádio Vitorino Gonçalves Dias, que passaram a ser a nova sede da Falange Azul.
Em 1999, foi lançado o primeiro website da Torcida Falange Azul. Em 2003, foi construída uma sede maior Falange Azul, em um terreno anexo ao Estádio Vitorino Gonçalves Dias, que fora cedido pela diretoria do Londrina. Com aproximadamente 400 metros quadrados, a sede atual da Falange Azul dispõe de quatro salas, bar, banheiros, cozinha, loja e uma área para eventos.